Não existe uma receita pronta para construir uma carreira bem-sucedida em TI e alcançar os maiores salários, mas posso te dar dicas valiosas que vão ajudar você a alcançar seus objetivos.
Nem sempre entendemos por que alguns colegas conseguem melhores cargos, com acesso às mais recentes tecnologias, maiores orçamentos e melhores projetos, enquanto a sua carreira parece estar estagnada e dentro da média esperada.
Sair da sua zona de conforto e desenvolver uma estratégia para avançar em sua carreira, pode ser apenas uma questão de perceber as oportunidades certas. Profissionais de TI de sucesso sabem como agregar valor a suas organizações, avançar com confiança e quando necessário parar e recomeçar.
Eu reuni os melhores conselhos e estratégias, a verdade nua e crua para manter sua carreira no melhor caminho possível e conseguir um salário acima da média, esteja você começando ou querendo fazer uma mudança.
[Depois que ler este artigo você vai entender por que o nosso livro Como planejar sua Carreira de TI vai mudar sua idéia sobre carreira.]
1. Encontre sua vocação
Um dos aspectos mais atraentes de trabalhar com tecnologia é a capacidade de escolher nossa diversão, de encontrar uma área que nos dá prazer em trabalhar.
Por exemplo, se você gosta da área de segurança, é muito bom poder impedir invasões e vazamentos de dados. Caso tenha amor pelo desenvolvimento e infra, você pode mesclar os dois e trabalhar como DevOps.
Quando você escolhe o que quer fazer, o aprendizado será divertido e fácil.
2. Fique de olho nas oportunidades
Independente do setor que você trabalha dentro de uma empresa, observe tudo que está acontecendo, como funciona o negócio e quais as necessidades e pontos fracos. Se você conseguir propor soluções para melhorar resultados e aumentar a lucratividade você vai ser amado e lembrado pelos diretores.
Mantenha seus olhos e ouvidos abertos, porque as oportunidades se mostram para nós o tempo todo e esteja preparado para arriscar e tentar algo novo. Se você falhar, certifique-se de que aprendeu algo com a experiência.
3. As atividade com maiores salários
O desenvolvimento de aplicativos e quem trabalha com banco de dados, na maioria das vezes ganhará mais do que um administrador de sistemas. Veja bem, estou falado de um especialista, não em profissionais medianos.
Observe quais são os profissionais mais valorizados dentro da sua área de atuação e estabeleça como meta ser este profissional.
4. Aprenda a gerenciar projetos e pessoas
Soft skills e liderança são os talentos de maior valor, junte isso com conhecimento técnico e você estará na frente da maioria dos profissionais de TI.
Soft skills são difíceis de encontrar, não ficam desatualizadas e dificultam sua substituição. As habilidades técnicas estão sempre evoluindo e, embora seja importante ficar atualizado é ainda mais importante desenvolver habilidades como:
- Resolução de problemas;
- Desenvolvimento de soluções;
- Atenção aos detalhes;
- Compromisso com o aprendizado contínuo;
E o mais importante: lidar com pessoas, e não estou falando destas buzzwords de ser comunicativo, sorridente e ter empatia. É lidar mesmo, entender o problema, por que ele ocorre e como resolver para aumentar a produtividade desta pessoa.
Apesar que isso é empatia… Enfim, então tenha empatia com o negócio!!
Conseguindo isso, você deixa o usuário e a empresa feliz sem precisar distribuir sorrisos forçados, a não ser que queira.
E caso você não tiver este conjunto de habilidades ou profundidade de conhecimento, dê um jeito de desenvolver.
5. Entenda a diferença entre o esperado e o valorizado
Isto quer dizer que tarefas e procedimentos de segurança são críticos, mas têm muito pouco valor percebido, pois são tarefas esperadas. Atualizações de servidor e infraestrutura, é o mesmo caso, eles são esperados e críticos mas não valorizados.
Para se tornar mais valioso, você precisa desenvolver suas habilidades em torno da geração de receita e redução de custos, pois as empresas mais do que nunca se concentram em reduzir os custos.
Não se concentre em desenvolver habilidades nas quais o trabalho é uma despesa para o negócio. No final das contas, as empresas estão interessadas em seus lucros, então prove que seu conjunto de habilidades é um ativo para gerar receita e não uma despesa.
6. Se quer maiores salários evite certos trabalhos
Evite trabalhos de Help Desk tanto quanto possível, eles retardam sua carreira. Sinto muito lhe dizer isso, mas no help desk você passa o dia inteiro resolvendo problemas corriqueiros e executando tarefas repetitivas.
Evite também lojas de produtos de tecnologia e departamentos de TI cujo foco é infraestrutura e suporte ao usuário. Entenda de uma vez: construa “soluções” para usuários e para gerenciamento de TI, o valor percebido é muito maior.
7. Considere empresas menores
Elas são menos amarradas e permitem um movimento mais amplo em projetos e soluções. Empresas maiores são mais burocráticas e exigentes em termos de projetos e a alta concorrência aos cargos aumentam o nível e diminuem os salários.
Para simplificar, é mais fácil você ser um gestor e realizar bons projetos em uma empresa pequena, mesmo tendo recursos menores.
8. Se você quiser, peça
Algumas carreiras de TI sofrem com a falta de participação. Se você quer assumir um projeto desafiador ou mudar para uma divisão diferente ou gerenciar uma equipe, você é o seu melhor defensor.
Não tenha medo de pedir o que você quer ou precisa.
Sem deixar claro, é improvável que as suas necessidades pessoais ou profissionais sejam atendidas. Não se pode esperar que as pessoas entendam intuitivamente o que você pensa ou quais são suas aspirações.
9. Aprenda como se autopromover e ser notado
NÃO trabalhe no canto e reclame que o seu chefe não percebe todas as coisas boas que você faz. Relatórios de status semanais e mensais são uma boa solução para você, eles permitem que você veja o que você realizou e aprendeu, seus superiores verão o mesmo.
Aprenda a aceitar mudanças, aceitar desafios e vencer a batalha para ser reconhecido. Entenda o que está ocorrendo na empresa, seja infinitamente curioso e mostre o seu aprendizado e capacidade de resolver problemas.
Livre-se da síndrome do impostor, você pode conseguir muito mais do que pensa. Não deixe que a sua idade, ou qualquer outra coisa que você não possa controlar te faça pensar que é menos eficiente, talentoso ou conhecedor do que qualquer outra pessoa.
Se você não sabe algo, basta você aprender.
10. Se vista e se comporte adequadamente
Você provavelmente não entrou na área de TI para ficar na moda, mas se sua carreira está estagnada, talvez seja hora de pensar em como você se apresenta.
Se você está tentando convencer o diretor de uma organização, de que você tem a resposta para um problema que poderia afetar todas as operações da empresa (o que geralmente é o caso da TI) é importante antes estabelecer um certo nível de respeito.
Você até pode ter a solução para um problema técnico sério, no entanto se você se vestir ou se comportar como um adolescente ou um esqusito, vai ter que se esforçar muito mais para ser ouvido.
11. Vá onde a ação está
Se você está buscando uma carreira promissora em TI, vá onde há muitas empresas em crescimento, provavelmente elas estão investindo em alguma forma de tecnologia, o que coloca você nas proximidades das melhores mentes e tecnologias.
Essa proximidade dá acesso a uma rede de pessoas que estão criando o futuro, vá para onde o futuro está sendo feito.
Se você tem medo de sair da sua cidadezinha ou não conseguiu a meia dúzia de oportunidades que existe nela:
Vá para centros maiores por alguns anos, fique foda e volte mandando na porra toda!
12. Domine suas inseguranças
A falta de confiança pode levar alguns profissionais de TI à estagnação e evitar tarefas difíceis, evitar o chefe e os colegas de trabalho. É surpreendente a frequência com que deixamos que nossas próprias inseguranças atrapalhem a nossa evolução profissional. Entenda como crescer, gerar valor e visualize seu trabalho através dessa lente.
Arrisque e saia da sua zona de conforto, por mais assustador que isso pareça é a única solução possível. Acredite, eu já passei por isso!
Uma das melhores experiências de trabalho que eu já tive saiu de um dos piores momentos da minha vida: eu fui demitido. Eu era arrogante e chato (continuo sendo chato), apesar de ser promovido regularmente, fiquei em uma zona de conforto deixando de enxergar e valorizar as oportunidades.
A experiência me humilhou e abriu meus olhos para o quanto eu não sabia. Tive que reaprender coisas antigas e aprender coisas novas, desde o conhecimento técnico até a parte de inteligência emocional. No meu livro eu conto mais detalhes sobre isso.
Se você quiser ter sucesso em sua carreira e alcançar os maiores salários, tenha a mente aberta para um constante aprendizado e esteja preparado para trabalhar muito.
Um abraço!
Você acabou com a área de infraestrutura e suporte. Parabéns.
Mas de uma coisa você esqueceu, nenhuma área de tecnologia, vive sem as mesmas.
Outra coisa, dá sim para ganhar muito bem nessas áreas, principalmente em infraestrutura. Conheço pessoas que tiram mais que muito “gerente” de empresas médias.
Quando você se refere a “custos”, esquece do valor agregado de um produto ou serviço.
No mais, bom texto.
Excelente texto, acredito que no fundo todo profissional de TI, sente em seu interior, mesmo que inconscientemente, a necessidade de seguir os tópicos abordados neste post. Mas a dificuldade do dia a dia pode ofuscar esta chama! Seu texto é um estopim para reacender esta chama em profissionais ofuscados pelo cotidiano! Parabéns , adorei o blog!
Luis Marcelo.