É impressionante a dificuldade que temos em administrar contas e operadoras de telefonia, certamente alguém já passou por alguma destas situações:
- Contas que ninguém entende;
- Tarifas que variam de valor a cada mês;
- Serviços que já fazem anos que você paga, nunca solicitou e nem sabia que estavam ali ou pra que servem;
- Serviços de terceiros vindo na sua conta sem sua autorização;
- Variações de 20, 30, 50 por cento de um mês para outro;
- Atendentes que vivem em uma dimensão paralela e adoram protocolos;
- As 180 páginas da conta são tão complexas que é vantagem contratar uma empresa especializada para analisar;
- Consultorias nas quais os donos são ex-funcionários que a poucos meses atrás te passavam a conversa;
- Escritórios que se dizem representantes da operadora se oferecendo para reduzir sua conta, mas acabam te vendendo outro serviço;
- Etc.
É inacreditável como é permitido as operadoras de telefonia fazer todo tipo de falcatrua e manipulação de clientes. E mesmo quando a Anatel cria regras, dão um jeito de encontrar brechas e maneiras de burlar.
Mas não é o caso de ficarmos aqui de mimimi e discutirmos o quanto este país e várias de suas instituições são corruptas ou aproveitadoras.
Dicas para lidar com as operadoras de telefonia
O que posso fazer por vocês é dar algumas dicas, já que passei por quase todas dificuldades possíveis com operadoras de telefonia:
- Seja proativo, dê um jeito de analisar as contas ou delegue alguém para fazê-lo. Infelizmente temos que entender o que estão nos cobrando e como este mercado funciona;
- Não existe almoço grátis, as operadoras não vão te ligar para oferecer redução de valores, é mentira. Caso aconteça desligue o telefone, ou ouça e aprenda a arte da enganação, eles são mestres.
- Cancele os serviços que você não pediu e peça ressarcimento dos valores pagos todos os meses retroativos;
- Descubra quais os planos as operadoras tem, escolha e contrate da forma mais simples possível. Não aceite adição de linhas ou serviços que vão tornar tudo magicamente “mais barato“.
- Operadoras NUNCA perdem dinheiro! Aquele plano super vantajoso, com vários serviços grátis ou mais baratos, passaram por cálculos complexos para apresentar os valores de forma que você “acha” que é barato.
- No caso de operadoras de celular corporativas, tenha “extremo” cuidado com empresas terceirizadas que cuidam da sua conta, pois a maioria gosta de enrolar.
E a dica mais valiosa de todas: para cancelar serviços, alterar planos, pedir ressarcimento de valores ou outro problema ligue direto para operadora e anote todos os protocolos.
Caso seu problema não seja solucionado entre em contato com a Anatel, pois as operadoras são punidas com severas multas caso não resolvam rapidamente problemas com o consumidor ou erros de conduta.
Link da Anatel com mais dicas:
Saiba como reclamar de sua prestadora
Um abraço e boa sorte!