Desde meados da década 80, quando a terceirização de TI começou a decolar, as empresas tem usado o outsourcing (terceirização), como um meio de redução de custos, reduzindo os investimentos e aumentando a eficiência.

Uma ampla quantidade de serviços de TI foram terceirizadas: das operações de sistemas, desenvolvimento de aplicativos ao suporte ao usuário.

Terceirização de TI ainda abrange cerca de 60% da indústria de terceirização de serviços.

Mas é uma prática que está em declínio, até as atividades de TI mais comoditizadas como o suporte, está em risco.

Mas, por que a maré se voltou contra a terceirização de TI?

Esta idéia só fazia sentido quando as empresas enxergavam a tecnologia como um custo para os negócios.

O aumento da digitalização, Big Data Analytics e tecnologias cognitivas tornaram a TI estratégica novamente.

E muitas vezes é difícil obter resultados inovadores e diferenciados quando você entrega seu setor de TI a outra pessoa.

Mesmo no auge da terceirização de TI, algumas empresas perceberam isso. Por exemplo, uma empresa há sete anos atrás, terceirizou alguns serviços de TI, mas ficou com funções-chave do negócio.

A empresa manteve a responsabilidade pela inovação de TI, projetos de sistemas, arquitetura e aplicações orientadas a decisão.

O diretor de informática, percebeu que estes serviços eram muito críticos para o sucesso da empresa e decidiu não terceirizar.

Agora, alguns dos maiores defensores de terceirização mudaram de rumo.

Um fabricante, por exemplo, trouxe suas atividades de desenvolvimento de aplicativos de volta para casa, depois de décadas de terceirização de TI. Isso resultou na contratação, ou recontratação de cerca de 10.000 trabalhadores de TI.

O CIO daquela empresa argumenta, que os verdadeiros resultados de inovação acontecem, quando os profissionais estão fortemente alinhados com a estratégia da empresa, o que é difícil de obter quando as pessoas de TI trabalham para uma empresa diferente.

Outsourcing

Operações de data center e suporte ao usuário final, talvez sejam as últimas fronteiras para a terceirização, na verdade estes se tornaram commodities.

Manter servidores e redes funcionando, não oferecem oportunidades para obter vantagem competitiva. Importa ajudar um usuário recuperar uma senha perdida?

Mesmo essas atividades, no entanto, estão se afastando de outsourcing. Não é que elas são vistas como estratégicas, mas a tecnologia está fornecendo outras opções.

Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS) e operações baseadas em nuvem fazem com que as empresas cada vez menos têm datacenters, então não há nada para terceirizar.

Ambas as operações: datacenter e suporte ao usuário são cada vez mais automatizadas, então há muito menos necessidade de apoio humano terceirizado.

Automação dos processos de TI” são oferecidos por uma grande variedade de fornecedores. E soluções cognitivas estão começando a automatizar a interação com usuário, como por exemplo serviços telefônicos automatizados ou assistentes virtuais como a Siri e Cortana.

Se a sua empresa não vê valor em se diferenciar dos concorrentes, a terceirização ainda é uma boa opção para você. Mas está ficando cada vez mais difícil defender essa situação.

Vivemos na era digital, você quer que seus resultados sejam iguais aos de todos os outros?

Este artigo foi traduzido do inglês, originalmente escrito por Tom Davenport e publicado no blog do The Wall Street Journal.

Tom Davenport (@tdav) é um distinto professor no Babson College, um pesquisador do Center for Digital Business, diretor de pesquisa do International Institute for Analytics e um conselheiro do Deloitte Analytics.