Vamos ver 2 modelos importantes para complementar a Governança de TI: o BSC (Balanced Scorecard) e a norma ISO 9001.
Balanced Scorecard – BSC
Governança de TI tem um grande impacto na estratégia de negócios, especialmente quando grande dependência estratégica é colocado sobre a TI.
Mas como é medido o valor da TI para o negócio? Que garantia temos que a TI não está investindo em projetos ruins? Existem mecanismos de controle adequados?
Governança de TI eficaz pode trazer clareza em torno dos fluxos de responsabilidade, autoridade, comunicação e apresentação de relatórios, o que melhora a tomada de decisão.
É um facilitador estratégico fundamental para o crescimento, prosperidade e ajuda a atingir a fusão da TI ao negócio.
Projetar um eficaz estrutura de governança de TI é, portanto, um desafio significativo. Esta é a razão pela qual utilizamos o BSC para apoiar a Governança.
O Balanced Scorecard é um sistema de planejamento e gestão estratégica , que é amplamente utilizado no mundo dos negócios, indústria, governo e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo para:
- Alinhar as atividades de negócios para a visão estratégia da organização;
- Melhorar a comunicação interna e externa;
- Monitorar o desempenho organização em relação aos seus objetivos estratégicos.
O Balanced Scorecard transforma plano estratégico da organização em um documento atraente. Ele fornece um quadro que não são só indicadores de desempenho, mas ajuda os planejadores a identificar o que deve ser feito e medido.
Ele permite que os executivos possam realmente executar as suas estratégias.
O BSC (Balanced Scorecard) destina-se a medir um negócio a partir de quatro perspectivas:
- Financeiro;
- Cliente;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
Benefícios do BSC
- Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência;
- O BSC considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;
- Comunicação da estratégia;
- O BSC é direcionado e focado nas ações;
- O BSC é um instrumento flexível e considera o planejamento estratégico como um ser vivo a ser testado e monitorado continuamente;
- Alinhamento da organização com a estratégia;
- Promove a sinergia organizacional;
- Constrói um sistema de gestão estratégica e vincula a estratégia com planejamento e orçamento.
Se você não entendeu nada do que é BSC, não se preocupe eu também demorei para entender e tive que ler várias vezes para clarear a mente sobre o conceito.
Pra começar, basicamente responda as perguntas deste desenho colorido acima, se precisar substitua investidores por diretores, gerentes, etc., e substitua clientes por usuários ou setores.
Você vai ter várias respostas interessantes, com as quais você vai fazer um quadro bonitão colocando como você vai resolver as pendências encontradas.
Este vai ser seu Mapa Estratégico.
Segue dois modelos de mapa pra você entender melhor:
Quando você fizer esta pequena tarefa vai entender a importância do BSC e porque é uma ferramenta tão poderosa.
ISO 9001
ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto.
ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo.
Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001, que também tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão. Quando essas normas são implementadas e cumpridas, é estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e cliente.
O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.
Conclusão
Se você gerenciar a qualidade, seja qual for o tamanho da sua empresa, com uma norma reconhecida em todo o mundo, você poderá:
- Economizar dinheiro;
- Aumentar os lucros;
- Realizar mais negócios;
- Satisfazer mais clientes.
Bons estudos!