Infraestrutura de TI é algo complexo e cheio de tranqueiras para planejar, implementar, monitorar, e consertar, o famoso ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).
Mas separei alguns itens que são essenciais e precisam ser verificados constantemente para te deixar mais tranquilo e evitar dores de cabeça.
1 – Dados Financeiros
É importantíssimo saber quanto custa a TI para empresa, com estes dados você vai saber se está dando prejuízo ou gerando valor para empresa. É um trunfo valiosíssimo para negociar investimentos e até mesmo seu salário.
Sua lista de verificação deve identificar os custos das suas operações de TI para cada área de serviço, além de todas as outras despesas que compõem o Custo Total de Propriedade – TCO (total cost of ownership).
Isso inclui despesas que são atribuídas a contratos, despesas gerais, etc. – bem como os custos indiretos, tais como custos de instalações, depreciação e amortização. Pensar em termos gerais, e não omitir nada.
Obs: Se você não sabe o que é TCO e quer trabalhar com governança, pesquise, é importante.
2 – Hardware e Software (Inventário)
Liste tudo o que você tem agora, na forma de equipamentos, armazenamento e capacidade de computação, bem como aplicativos corporativos ou de terceiros que você está usando atualmente.
Com um inventário você consegue avaliar como podem ser feito melhorias e investimentos. Veja o post sobre Como fazer um inventário de TI.
3 – Equipe
Liste a sua equipe atual e seu status – alguém está prestes a se aposentar, se ausentar etc.
Você está tranquilo quanto as competências-chave da sua equipe?
Se precisar contratar, vai ter algum problema de contratação?
Serviços terceirizados, caso não cumpram o SLA, você tem um plano B?
4 – Governança
Liste o que você está fazendo atualmente e quais os serviços que você precisa entregar atualmente, mas não está entregando.
O que você precisa para cumprir as metas futuras que você não tem atualmente?
Liste o que é necessário para implementar novas iniciativas e o que você precisa para dar a sua organização alguma “margem competitiva”. Pense em flexibilidade e escalabilidade.
Sua lista de avaliação de infraestrutura de TI deve abordar as políticas e os procedimentos em vigor.
- Você tem níveis adequados de segurança, bem como agilidade na tomada de decisão?
- Você está preparado para incorporar novas tecnologias e práticas, por exemplo, a prevalência crescente de todos os tipos de dispositivos móveis e os desafios provocado pelo aumento da preferência por BYOD?
- Liste cada um dos desafios empresariais.
5 – Gerenciamento de Riscos
Quanto exposto você está agora? Nas instalações físicas e nos dados? O seu plano de recuperação de desastres é adequado para atender às normas de conformidade e garantir que você possa manter ou restaurar rapidamente a continuidade, se algo catastrófico acontecer?
Para terminar lembre-se do básico do básico da administração e governança:
O que não é medido não pode ser gerenciado!
Em breve vamos disponibilizar um checklist completão para sua infraestrutura de TI.
Um abraço!
Fico no aguardo do Check list. Sei que o mesmo será bastante útil para a organização da empresa em que presto serviço.