Hoje em dia existe não existe um fornecedor de ti, mas um monte de empresas prestando serviços de TI, vendedores simpáticos prometendo soluções especiais e mirabolantes a um preço camarada.
Na maioria das vezes, o empresário não tem o conhecimento necessário para avaliar a competência do fornecedor de TI e acaba escolhendo o mais marketeiro ou o mais barato.
Muitos fornecedores prometem “Serviços Gerenciados“, que é um serviço mais preventivo, estratégico e soluções alinhadas ao negócio, porém estes fornecedores acabam entregando uma solução Break/Fix, que é aquele solução corretiva: o problema aparece e você liga para o fornecedor vir, o famoso apagar o incêndio.
O item mais negligenciado em um contrato de outsorcing (Terceirização) de TI é o SLA (Service Level Agreement) ou ANS (Acordo de Nível de Serviço).
Um acordo de nível de serviço (SLA) é um contrato entre um prestador de serviços e seus clientes, que documenta os serviços que o fornecedor irá fornecer e define os padrões de desempenho que o fornecedor é obrigado a cumprir, ou seja o tempo que ele leva para atender e se o problema foi resolvido.
20 perguntas para avaliar seu fornecedor de TI
Após estas dicas, aqui estão algumas perguntas que poderão ajudar na escolha do seu fornecedor de TI ou avaliar o que você já tem.
Quanto mais respostas positivas, melhor será a sua escolha de fornecedor. Mas o ideal mesmo seria 100% positivo.
- O seu fornecedor de TI é certificado Microsoft?
- Ele têm alguém dedicado a atender as suas chamadas e gerenciar os serviços para você?
- Ele têm vários profissionais de TI? (Mais de 1)
- Ele têm metodologias e sistemas para garantir que as coisas não falhem?
- Ele oferecem um programa de manutenção preventiva?
- Ele têm uma lista de verificação de manutenção que você possa ver e rever?
- Ele têm um sistema “online” de Helpdesk que você possa abrir chamados e acompanhar o progresso?
- Ele lhe fornece documentação, para que você possa medir e monitorar os serviços após cada visita?
- Eles falam sobre a sua infraestrutura de TI, de uma forma que você entende?
- Eles são simpáticos e cortês com seus funcionários?
- Eles chegam dentro do tempo acordado (SLA)?
- Eles têm políticas de atendimento para garantir a sua satisfação?
- Eles fornecem aconselhamento para ajudar você a atingir seus objetivos de negócio ou são na sua maioria break-fix (Reativo – Apagador de Incêndio)?
- O que acontece quando o responsável pelo suporte fica doente ou sai de férias?
- Os profissionais de TI recebem treinamento periodicamente?
- Eles lhe fornecem um planejamento abrangente, incluindo um orçamento com base em seus objetivos de negócio?
- Eles respondem aos chamados de emergência no prazo de 3 horas ou menos?
- Eles estão disponíveis em tempo hábil, quando você precisa deles para serviços não urgentes?
- Quando eles vêm na sua empresa, eles fazem um checklist para avaliar o que precisa ser feito e o que foi concluído?
- O seu fornecedor tem lhe atendido de forma competente?
Como você pode ver, não é tão simples escolher um fornecedor.
Às vezes o barato pode sair caro!
Não avalie a TI como sendo custo, este é um pensamento retrógrado, a TI passou a ser estratégica e fundamental para o funcionamento da sua empresa e não é algo barato ou fácil de manter funcionando.
Pense bem nas suas escolhas.
Um abraço!
Tem algum manual sobre Política de Segurança da Informação com foco em LGPD?