Hoje em dia existe não existe um fornecedor de ti, mas um monte de empresas prestando serviços de TI, vendedores simpáticos prometendo soluções especiais e mirabolantes a um preço camarada.

Na maioria das vezes, o empresário não tem o conhecimento necessário para avaliar a competência do fornecedor de TI e acaba escolhendo o mais marketeiro ou o mais barato.

Muitos fornecedores prometem “Serviços Gerenciados“, que é um serviço mais preventivo, estratégico e soluções alinhadas ao negócio, porém estes fornecedores acabam entregando uma solução Break/Fix, que é aquele solução corretiva: o problema aparece e você liga para o fornecedor vir, o famoso apagar o incêndio.

O item mais negligenciado em um contrato de outsorcing (Terceirização) de TI é o SLA (Service Level Agreement) ou ANS (Acordo de Nível de Serviço).

Um acordo de nível de serviço (SLA) é um contrato entre um prestador de serviços e seus clientes, que documenta os serviços que o fornecedor irá fornecer e define os padrões de desempenho que o fornecedor é obrigado a cumprir, ou seja o tempo que ele leva para atender e se o problema foi resolvido.

20 perguntas para avaliar seu fornecedor de TI

Após estas dicas, aqui estão algumas perguntas que poderão ajudar na escolha do seu fornecedor de TI ou avaliar o que você já tem.

Quanto mais respostas positivas, melhor será a sua escolha de fornecedor. Mas o ideal mesmo seria 100% positivo.

  1. O seu fornecedor de TI é certificado Microsoft?
  2. Ele têm alguém dedicado a atender as suas chamadas e gerenciar os serviços para você?
  3. Ele têm vários profissionais de TI? (Mais de 1)
  4. Ele têm metodologias e sistemas para garantir que as coisas não falhem?
  5. Ele oferecem um programa de manutenção preventiva?
  6. Ele têm uma lista de verificação de manutenção que você possa ver e rever?
  7. Ele têm um sistema “online” de Helpdesk que você possa abrir chamados e acompanhar o progresso?
  8. Ele lhe fornece documentação, para que você possa medir e monitorar os serviços após cada visita?
  9. Eles falam sobre a sua infraestrutura de TI, de uma forma que você entende?
  10. Eles são simpáticos e cortês com seus funcionários?
  11. Eles chegam dentro do tempo acordado (SLA)?
  12. Eles têm políticas de atendimento para garantir a sua satisfação?
  13. Eles fornecem aconselhamento para ajudar você a atingir seus objetivos de negócio ou são na sua maioria break-fix (Reativo – Apagador de Incêndio)?
  14. O que acontece quando o responsável pelo suporte fica doente ou sai de férias?
  15. Os profissionais de TI recebem treinamento periodicamente?
  16. Eles lhe fornecem um planejamento abrangente, incluindo um orçamento com base em seus objetivos de negócio?
  17. Eles respondem aos chamados de emergência no prazo de 3 horas ou menos?
  18. Eles estão disponíveis em tempo hábil, quando você precisa deles para serviços não urgentes?
  19. Quando eles vêm na sua empresa, eles fazem um checklist para avaliar o que precisa ser feito e o que foi concluído?
  20. O seu fornecedor tem lhe atendido de forma competente?

Como você pode ver, não é tão simples escolher um fornecedor.

Às vezes o barato pode sair caro!

Não avalie a TI como sendo custo, este é um pensamento retrógrado, a TI passou a ser estratégica e fundamental para o funcionamento da sua empresa e não é algo barato ou fácil de manter funcionando.

Pense bem nas suas escolhas.

Um abraço!