Alinhar TI ao negócio! Com certeza se você trabalha com TI já ouviu esta frase. Se não ouviu, não tem problema leia os artigos do Diário de TI.

Alinhar TI ao negócio é um termo muito usado nos dias de hoje como parâmetro de sucesso na gestão de TI.

Não conseguir alcançar este objetivo é responsável pela demissão de muitos gestores de TI, pois o objetivo de qualquer negócio e gerar resultado e o objetivo do setor de TI é dar suporte a todos os setores da empresa para que o negócio tenha o resultado esperado.

Infelizmente esta estratégia é o contrário do que acontece freqüentemente nas organizações: TI e profissionais de negócios não conseguem se comunicar por causa das diferenças de objetivos, cultura, incentivos e uma intolerância mútua de ambos os lados.

Esta lacuna entre os profissionais geralmente resulta em uma TI dispendiosa que não fornece adequado ROI (retorno sobre o investimento).

Não há falta de pesquisa, conselhos, ferramentas e recomendações em matéria de alinhamento da TI. Uma busca no Google virá à tona mais de 12 milhões de resultados.

No entanto, o alinhamento da TI com os objetivos de negócio, apesar de precisar da colaboração de todos, continua a ser responsabilidade dos gerentes e CIOs (Diretor de TI).

Por que o alinhamento continua a ser uma responsabilidade dos CIOs?

Na minha opinião, é porque o alinhamento ao negócio exige a perspectiva corporativa que apenas o CIO pode trazer. O alinhamento é multifacetado, complexo e não pode ser delegado.

Mesmo que hoje em os colaboradores tenham a noção de que os setores precisam estar alinhados para o negócio prosperar, eles não sabem como fazer isso.

Mas o que é alinhar TI ao negócio

Alinhar TI ao negócio nada mais é do que usar a TI de forma eficiente para atingir os objetivos do negócio – geralmente um melhor desempenho financeiro ou competitividade de mercado.

Alinhamento de TI ao negócio é sobre gestão de expectativas.

Por exemplo, quando uma empresa define os objetivos de negócios, a expectativa é de que todas as funções, incluindo TI, foquem a atenção e recursos suficientes para atingi-los.

Nesse sentido, o alinhamento se aplica a todos os líderes empresariais.

Para o líder de TI, é particularmente relevante devido à sua prevalência e atuação em todas as áreas de negócio da empresa.

Ok! Ainda não entendi nada! Como alinhar TI ao negócio?

Vamos analisar um case

Digamos que o seu negócio é indústria, e como você é um ótimo analista, supervisor, gestor, gerente, coordenador de TI, você está por dentro de todo negócio: conhece os objetivos, a missão, visão, conhece todos os setores e a maioria dos processos.

Não conhece? Então…

O primeiro passo é conhecer o negócio.

Agora que já conhecemos a nossa indústria e como tudo funciona, você vai analisar como a TI vai ajudar financeiramente o negócio. Pode ser com corte de custos, trocar os computadores do chão de fábrica por terminais; utilizar em seu parque computadores de qualidade, padronizados e com maior durabilidade, invés de pcs montados; otimizar o uso de energia; aumentar produtividade, etc.

Como a a TI vai ajudar na competitividade?

Vamos analisar os processos da indústria em questão e implementar sistemas (ERP, MES, CRP, etc) para gerenciar estes processos e aumentar a produtividade da empresa tornando-a mais eficiente. E não basta só implantar sistemas, tem que auxiliar a utilizar de forma proativa e aproveitar todos os recursos que eles oferecem.

Você pode também:

  • Otimizar seus servidores para serem mais eficientes, diminuir travamentos e paradas;
  • Otimizar e controlar a infraestrutura de rede;
  • Estabelecer planos de contingência e segurança para o caso de desastre; etc.

Este case é um pouco grosseiro, são apenas sugestões rápidas e exemplos superficiais, o objetivo deste artigo é dar uma luz para que você possa entender como melhorar a TI da sua empresa. Existe muita coisa a ser feita e muitos detalhes a serem vistos.

Mas como você percebeu, este case é a aplicação do conceito, basta você ler com a atenção e aplicar. Eu sei que estamos acostumados e fomos educados a decorar conceitos, por isso quando nos deparamos com um, lemos e ao mesmo tempo ignoramos o que ele nos diz.

Aposto que no case você prestou atenção e entendeu né? Normal, eu também fazia isso.

Abaixo vou dar mais alguns conceitos simples para melhor entendimento.

Conceitos Chave

  1. Alinhamento TI/Negócio é vital – Para uma empresa obter o máximo benefício de seus investimentos em TI, os líderes precisam concentrar os recursos necessários para apoiar as prioridades empresariais. Com o alinhamento, o líder de TI está demonstrando o papel da TI na realização dos objetivos estratégicos da empresa e o valor que ele está contribuindo.
  2. Não espere que seja fácil –  Alinhar TI ao negócio é um assunto complexo que envolve o comportamento da empresa, cultura, posições de poder, comunicação, objetivos a longo prazo, prioridades (Estratégia), respostas imediatas para as condições de mercado e de orçamento (Financeiro). Um líder de TI deve analisar sintomas de desalinhamento e determinar qual dimensão está errada.
  3. Fácil de testar, difícil de entregar. Atingir e manter o alinhamento da TI ao negócio é uma aventura, onde a viagem em si é o objetivo e não há nenhum destino. Alinhamento eficaz com líderes de negócios não é algo que um líder de TI atinge e então acaba. É mais como um casamento, quando os parceiros não estão em sincronia a relação requer uma atenção contínua e esforço.

Alinhamento Estratégico

Alinhamento da TI

finalidade de Alinhar TI ao negócio é otimizar o valor da TI para a empresa. Sendo assim, uma organização alinhou com sucesso a estratégia de TI à estratégia de negócios quando houver:

  • Um entendimento comum de como aplicações de TI, tecnologias e serviços irão contribuir para o negócio – hoje e no futuro.
  • Um foco compartilhado sobre onde gastar os escassos recursos, tempo e dinheiro.
  • A relação de trabalho entre a TI e o resto do negócio evidenciado por operações diárias de confiança, gestão de problemas ágil e previsível, entregas e soluções inovadoras.

O alinhamento da TI ao negócio é alcançado através da realização de quatro etapas principais:

  1. Estabelecer condições para atingir o alinhamento
  2. Utilizar tecnologias facilitadoras
  3. Determinar o valor da TI para empresa
  4. Desenvolver a Visão e Missão da TI

Quando tiver concluído o alinhamento da TI ao negócio, você terá:

  • O apoio dos outros líderes para participar no desenvolvimento da estratégia de TI.
  • Uma compreensão de tecnologias, aplicações e tendências que terão impacto sobre a empresa.
  • Expectativas claras de como a TI vai contribuir para atingir os objetivos do negócio.
  • A definição do papel da TI, e valor estratégico para a empresa.

Alinhar TI ao negócio deve ser revisto periodicamente, pelo menos anualmente, ou quando há uma correção de rumo significativa na direção corporativa.

 Calma, já está acabando este post! Resumi o máximo que eu pude… Continue lendo que é importante!

Avaliação das Aplicações

Como o seu atual portfólio de aplicações pode ajudar você a atingir as principais prioridades da empresa? Que adições, melhorias e alterações são necessárias no curto prazo, a médio prazo, e a longo prazo?

Como uma analogia, digamos que você está considerando comprar um sítio. Quando você vê a propriedade, você imagina como quer que ela fique – o terreno, a casa e as dependências. Estes são os seus objetivos. Então você considera o que você tem – a casa existente, a estrada de acesso atual, as árvores e plantas que já estão lá. O que você mantém? O que você arranca? Onde você vai renovar e onde você vai construir algo novo?

Assim como o plano de desenvolvimento para a sua nova propriedade rural deve considerar essas coisas, sua estratégia de aplicação precisa considerar a saúde das aplicações existentes e sua adequação no futuro da empresa.

Estratégia de aplicação é composto por dois passos:

  1. Avalie os aplicativos corporativos atuais.
  2. Implantar aplicativos de forma estratégica.

Quando tiver concluído esta etapa, você terá:

  • Um inventário das aplicações atuais.
  • Um bom entendimento de como as aplicações atuais são adequados para apoiar as prioridades estratégicas da empresa.
  • Um conjunto de oportunidades para preencher as lacunas ou para fazer melhorias no portfólio de aplicativos.

Avaliação das Aplicações deve ser revista periodicamente – pelo menos anualmente, ou quando há uma correção significativa na estratégia corporativa.

Avaliação de Infraestrutura

Como suas tecnologias de computação e de rede atuais podem ajudar você a atingir as principais prioridades da empresa? Que adições, melhorias e alterações são necessárias no curto prazo, a médio prazo, e a longo prazo?

Sua infraestrutura precisa considerar a integridade dos componentes existentes e a sua adequação no futuro da empresa. Avaliação de infraestrutura é composta por duas fases:

  1. Avaliar infraestrutura técnica atual.
  2. Desenvolver estratégia de melhorias.

Quando tiver concluído a avaliação, você terá:

  • Um inventário dos componentes atuais de infraestrutura.
  • Um bom entendimento de como a infraestrutura atual é adequada para apoiar as prioridades estratégicas da empresa.
  • Um conjunto de oportunidades para preencher as lacunas ou para fazer melhorias na infraestrutura da empresa.

Avaliação de infraestrutura deve ser revista periodicamente, pelo menos anualmente, ou quando há uma correção significativa na estratégia corporativa.

 

Conclusão

Sei que foram muitos conceitos, mas eles são necessários para o entendimento de todas as possibilidade da TI dentro do negócio.

Pesquise os termos que não entendeu e continue construindo conhecimento!