O objetivo do Diário de TI é guiar você para montar a sua infraestrutura de TI completa, abrangendo todos os detalhes da sua pequena ou média empresa.

infraestructure2Também vamos abordar a frase do momento: “Alinhar TI ao negócio”. Isso é muito importante, pois em algumas as empresas a TI se tornou tão essencial que nem faz parte do negócio, ela “é o negócio”. Para isso vamos ver alguns conceitos baseados no Cobit.

Depois de entender a importância da TI para sua empresa, vamos por a mão na massa e fazer o inventário, descobrir tudo que temos em nosso ambiente, registrar e documentar. Precisamos também aprender como nos relacionar com fornecedores, clientes, contratos, acordos, etc.

Com inventário em mãos, podemos planejar o que deve ser feito para melhorar nossa infraestrutura e como gerenciar. Com os projetos pronto ou  em andamento é necessário dar suporte aos usuários e pensar como vamos melhorar continuamente o nosso ambiente.

Para executar tudo isso este blog vai ser alimentado e atualizado seguindo uma ordem lógica de assuntos para que você possa construir conhecimento da melhor forma possível. A linguagem é clara e direta, os assuntos estão estruturados baseados na Itil.

Ciclo de Vida do Itil

Vamos tentar abranger os seguintes assuntos:

  1. Governança de TI: Vamos entender um pouco o relacionamento da TI com o Negócio e as principais metodologias de Governança;
  2. Gestão de Ativos: O começo de tudo, você vai conhecer o ambiente, fazer um inventário de tudo: hardware, equipamentos, softwares, licenças, comunicação, etc;
  3. Planejamento/Estratégia: É o início do seu projeto, documentação, contratos e relacionamento com fornecedores e ou clientes;
  4. Infraestrutura/Desenho: Aqui vamos planejar toda infra necessária para atender o ambiente a ser gerenciado;
  5. Aplicações/Transição: Gerenciamento de mudanças, implantação e liberação de softwares, sistemas e serviços;
  6. Suporte/Operação: Gerenciamento de operações, incidentes, acessos e service desk;
  7. Melhoria de Serviço Continuada: Métricas, relatórios e identificação de melhorias.

Não se preocupe com os termos técnicos, a medida que os artigos vão sendo publicados ele vão sendo esclarecidos. Mas se algum termo é novo para você, pesquise, faça uma busca em pelo menos 3 fontes diferentes, de preferência alguma em inglês. Aprofunde o seu conhecimento!